Qual a importância do SEO no marketing digital?

Quando construímos um site, um dos problemas passa pela a optimização SEO, que é fundamental para as pesquisas orgânicas e nos motores de busca. Mas para começar com o artigo, o que é SEO?

SEO – o que é?

SEO é a sigla para “Search Engine Otimization” ou “Otimização dos motores de busca” e que é a técnica de otimizar um site, blog ou loja online nos motores de busca, como o Google, de forma a gerar os melhores resultados orgânicos, ou seja, obter o máximo de cliques no site.

O SEO tem como princípio básico colocar a marca e o nosso site nos primeiros lugares de pesquisa e para isso, é necessário um trabalho regular e uma atualização de conteúdos.

Por exemplo seguinte exemplo: no motor de busca do Google, se pesquisarmos o termo “carro”, o que vai acontecer é que os sites que usem o termo “carro” na sua estratégia digital aparecem nos resultados orgânicos, na qual o Google (ou outro motor de busca) dá preferência pelo os sites que se apresentam com melhor otimização.

Fonte: https://infographicworld.com/seo-why-seo-important/

Pequenas dicas para uma boa otimização SEO

Para se fazer SEO, o mais importante é saber qual o foco do negócio e o que queremos vender no online. Para isso, é fundamental conhecer os nossos concorrentes digitais, visualizar as suas ferramentas de venda online e obter o feedback do negócio nas redes sociais. Assim que existir este trabalho, será mais fácil de otimizar os resultados orgânicos. 

Deixamos algumas dicas que são simples mas que podem fazer a diferença nos motores de busca:

Escolha um bom domínio

O domínio do site é fundamental para uma boa indexação no Google, pois será a porta de entrada dos potenciais clientes e facilita o Google a reconhecer o nosso site. Por exemplo, se o seu negócio estiver relacionado com automóveis, um domínio “automoveis.pt” é mais indicado do que por exemplo “motores.pt“.

Fonte: https://pixabay.com/pt/design-web-dom%C3%ADnio-teia-1327873/

Definir as Keywords

As Keywords são as palavras-chave principais do nosso negócio. Por exemplo, se o negócio é na área automóvel, as nossas keywords podem ser: “automóvel”, “automóveis”, “stand automóveis”, “stand porto”, entre outras. O importante é que estejam relacionadas com o negócio e que possam ser trabalhadas ao longo do site. Pode também usar “Long Tail SEO” – expressões de pesquisas que geram menos pesquisas nos motores de busca mas que tem maior impacto nos cliques. Por exemplo, “stand de automóveis usados no porto”, terá menos pesquisa do que as expressões anteriores mas terá mais cliques no site.

Ferramentas como o Google Keyword Planner, keywordtool.io  entre outras, ajudam a encontrar as melhores keywords para o site.

Atualizar as SERP´s do site

SERP (página de resultados do mecanismo de pesquisa) é composto pelo o título da nossa página (Title), a meta-descrição (meta description) e a slug da página (complemento do url).

Este é fundamental, não só porque ajuda o leitor mas também porque influencia positivamente o ranking do Google e ajuda a indexar nas pesquisas.

Por exemplo, no exemplo abaixo, podemos ver que a Keyword “site” aparece no título, no url e na meta descrição.

Fonte: https://www.searchenginejournal.com/on-serp-seo/282445/

Densidade do conteúdo

Crie conteúdo de qualidade e ao se o Google não irá reconhecer corretamente e ao mesmo tempo está a gerar valor para o visitante. Deve também evitar parágrafos muito grandes e use a keyword no conteúdo do site. No máximo, use até 5% do texto total, pois caso exceda este valor, poderá ser vitima de Black HAT SEO – más práticas de SEO e que pode levar o site e a marca a ser penalizadas organicamente.

Fonte: https://www.seoreviewtools.com/keyword-density-checker/?text-input

Google Imagens

Um aspecto importante e que se verifica ainda mais nas lojas online são as imagens. Estas tem uma grande importância no SEO, pois são mais um elemento de indexar e mostrar ao Google que o site é atualizado.

Sempre que colocar uma imagem no site, submeta com uma legenda e não com o típico “Figura1final”, para que o Google reconheça e assim, se procurar pelo o seu produto no Google Imagens, poderá encontrar o produto/serviço no Google Imagens.

Fonte: https://yoast.com/image-seo-alt-tag-and-title-tag-optimization/

Crie um blogue

Os blogues são uma boa forma de criar força nos motores de busca. Ajuda a indexar, a atrair visitantes para o site e ao mesmo, gera mais valor ao site. Crie um blogue com conteúdo personalizado e de qualidade.

Fonte: https://pixabay.com/pt/wordpress-blogging-blogger-editor-265132/

Menções Sociais

As redes sociais são uma forma de gerar tráfego e dar autoridade ao site. Não é por acaso que se partilha sites e produtos nas redes sociais, sempre com este fim de SEO.

Fonte: https://www.theegg.com/seo/apac/how-to-incorporate-social-media-in-your-seo-strategy

Google Analytics e Google Search Console

Use estas duas ferramentas gratuitas para avaliar o desempenho do seu site. A primeira permite observar o comportamento e perceber o que podemos melhorar no site. No Google Search Console, o Google irá reconhecer o seu site com uma planta de uma casa. Para isso, terá de submeter o sitemap (a planta do site) e desta forma, terá o site actualizado nos motores de busca.

Fonte: https://www.everyinteraction.com/definition/sitemap/

O SEO é cada vez mais importante e desta forma estas pequenas dicas irão ajudar a entrar no caminho certo nas pesquisas orgânicas.

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.