10 dicas de design para o seu negócio

Artigo 10 dicas de design

Atualmente o design é mais importante do que nunca, especialmente para pequenas empresas que se esforçam para competir com marcas maiores com orçamentos maiores. Não pode contratar um designer gráfico profissional e decidiu criar o design da sua empresa por conta própria? Siga estas dicas de design que o vão ajudar a longo prazo. 

  1. Defina o objetivo do design

Todos os projetos de design começam com um objetivo. Antes de começar, defina claramente o objetivo que deseja alcançar com um design específico. Cada objetivo tem um design diferente. Se tiver certeza disso, num estágio inicial, será capaz de criar o melhor e mais apropriado design.

  • Use as cores da sua marca

No design, as cores desempenham um papel crucial. Se ainda não escolheu uma cor para a sua marca, não se preocupe! Pode usar qualquer cor que corresponda ou comunique a mensagem da sua marca. Para isso, procure entender o significado por trás de cada cor. 

  • Seja consistente com os tipos de letra

Antes de finalizar um design, certifique-se de que os tipos de letra sejam fáceis de ler e reflitam a personalidade da sua marca. Tente usar o mesmo tipo de letra em todas as peças gráficas. A consistência ajudará o seu público-alvo a reconhecê-lo. Deve limitar-se a no máximo ao uso de dois tipos de letra.

  • Simplicidade e clareza

Opte por um design simples, limpo e diversificado com o tom ideal. Isto o ajudá-lo-á a construir uma marca de confiança A regra geral aqui é não usar muito conteúdo gráfico e textual.

  • Use o contraste com sabedoria

Imaginemos este cenário: o seu cliente potencial está a navegar na web à procura de algo não relacionado ao seu produto. Quando o seu banner publicitário é exibido, o seu design deve ser capaz de distrair o cliente e atraí-lo para o seu anúncio! Para isso pode usar o “contraste” a seu favor. Tamanho, cor, alinhamento, repetição, proximidade, espaço em branco e textura são alguns dos elementos que o ajudarão a estabelecer esse contraste.

Fonte: freepik.com
  • Use o espaço em branco a seu favor

Geralmente, o espaço em branco (também conhecido como espaço negativo) enquadra-se em duas categorias: espaço em branco ativo e espaço em branco passivo. O espaço em branco ativo é intencional; ajuda a atrair o foco para a área de conteúdo e fornece um melhor layout e estrutura para o design. Por outro lado, o espaço em branco passivo é o espaço padrão entre letras e linhas de texto ou bordas que o torna legível.

  • Esteja ciente das últimas tendências de design

As tendências de design vêm e vão. Mas se planeia criar gráficos para o seu negócio por conta própria, é fundamental estar ciente das últimas tendências de design. Se pesquisar na internet, encontrará muitos artigos sobre tendências de design.

  •  Inspire-se nas empresas de sucesso

Inspire-se nas empresas mais bem sucedidas e descubra como pode criar um design significativo. Mas enquanto se inspira em outras pessoas, certifique-se de não copiar.

  • Lembre-se das diretrizes da marca e siga-as

A unificação e a coesão são importantes para manter a sua marca viva. Portanto, se apresentar aos seus clientes designs diferentes e muito contrastantes, a sua adesão a uma causa é questionável e poderá deixar os seus clientes menos confiantes.

  1. Seja criativo

Por último, mas não menos importante, seja criativo. Muitas pessoas pensam que a criatividade é um dom. Porém, todos somos criativos. A única diferença está na implementação. Seguindo as dicas de design acima descritas, poderá criar um design gráfico exclusivo para o seu negócio.


Autora: Carla Delgado

Licenciada em jornalismo e comunicação com mestrado em novos media. Sempre fui apaixonada pela escrita, por esse motivo escolhi jornalismo e fui jornalista durante 5 anos. O meu grande objetivo é ajudar pequenas e médias empresas e empreendedores no desenvolvimento de uma presença digital forte, através de uma abordagem interdisciplinar de estratégia de marketing de conteúdo e web design. Sou motivada por uma comunicação clara e objetiva e um design bonito, simples e funcional.

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.