Como as técnicas de SEO podem contribuir para o aumento das suas vendas online?

Tráfego gratuito, recorrente e de alta conversão pode fazer uma grande diferença nas suas vendas online. Por esse motivo, o ecommerce depende tanto de um bom SEO. Ecommerce para SEO é o processo de tornar a sua loja online mais visível nas páginas de resultados dos motores de pesquisa, com menor custo. Com um site de comércio eletrónico bem otimizado, pode obter mais tráfego e, consequentemente, fazer mais vendas. 

Neste artigo exploramos alguns segredos de SEO para ecommerce.

Pesquisa de palavras-chave e optimização de páginas

O SEO de comércio eletrónico geralmente envolve a otimização de títulos, descrições de produtos, metadados, estrutura de links internos e estrutura de navegação para pesquisa e experiência do utilizador. Cada produto que você vende deve ter uma página dedicada, projetada para atrair tráfego dos motores de pesquisa. Também não pode esquecer-se das páginas estáticas e não orientadas ao produto, tais como a página inicial, página “sobre”, FAQ, artigos de blog e página de “contacto”.

Crie uma lista de palavras-chave para essas páginas, bem como palavras-chave relacionadas. Ferramentas como o Ubersuggest facilitam a pesquisa por uma palavra-chave de cauda longa e encontram palavras-chave semânticas que combinam bem com ela. As palavras chave com intenção comercial e transacional são as mais adequadas para fins de comércio eletrónico porque as pessoas estão à procura de categorias de produtos ou produtos específicos. 

Arquitetura do site de comércio eletrónico

Depois de saber as palavras-chave certas para segmentar, é hora de colocar essas informações em ação. Isso começa com a arquitetura do seu site. A arquitetura ou estrutura do site de ecommerce é como se configura a sua navegação, páginas de categorias e páginas de produtos. Basicamente, trata-se de obter o melhor e mais relevante conteúdo para os utilizadores e reduzir o número de vezes que eles precisam clicar para encontrá-lo.

Existem três “regras de ouro” para uma ótima estrutura de site:

  1. Torne-o simples e escalável.
  2. Nenhuma página deve levar mais do que três cliques para ser encontrada.
  3. Use a pesquisa de palavras-chave para criar URLs de páginas e subdiretórios altamente relevantes.

A homepage deve ter um link para todas as suas principais páginas de categoria e até mesmo para algumas das suas melhores páginas de produtos. A navegação adequada e os links internos garantem que essas páginas obtenham uma maior autoridade da página inicial e, consequentemente, tenham a hipótese de obter uma melhor classificação nas pesquisas. 

Importância da auditoria técnica de SEO

SEO não envolve apenas palavras-chave. Também há um lado técnico, que inclui coisas como velocidade do site, experiência do utilizador, compatibilidade com dispositivos móveis e links funcionais. No final das contas, trata-se apenas de fornecer a melhor experiência possível para os seus utilizadores.

Uma auditoria de site de comércio eletrónico realiza três coisas:

  1. Apresenta uma visão geral da qualidade e da posição atual do site.
  2. Ajuda na criação de uma lista de tarefas de coisas que precisam ser feitas antes de se concentrar no SEO fora da página.
  3. Garante que obtenha os melhores resultados possíveis com o mínimo esforço.

Link Building para lojas online

Existem dois fatores de classificação com os quais o Google se preocupa mais do que qualquer outra coisa:

  1. Conteúdo
  2. Links

Backlinks de outros sites com alta autoridade de domínio para o seu site melhora a sua classificação mais do que qualquer outro fator de classificação. Por serem considerados SEO fora da página, é um pouco mais complicado e demorado de se realizar do que simplesmente fazer um ajuste no seu site. Você vai precisar de colaborar com outros bloguers e proprietários de sites para adquirir esses links.

Conclusão: 

Há muitos motivos pelos quais deve-se otimizar o site para mecanismos de pesquisa, mas o resultado final é aumentar as vendas. Quando o SEO é feito da maneira certa, verá um aumento no tráfego de qualidade, o que levará a mais conversões e visitantes repetidos. Começar com o SEO de comércio eletrónico prepara-o para o sucesso.

Esta é a nossa lista de verificação para SEO de ecommerce:

  • Encontrar os tipos de palavras-chave que os clientes mais pesquisam.
  • Arquitetura do site com base nas palavras-chave.
  • On-Page SEO – páginas de categoria, páginas de produtos e artigos de blog – através da otimização estratégica de palavras-chave em meta tags e conteúdo.
  • SEO técnico para ajudar a garantir que os mecanismos de pesquisa possam rastrear o seu site com eficiência.
  • SEO local para ajudar a direcionar o tráfego orgânico local.
  • Marketing de conteúdo para atrair visitantes para o seu site.
  • Link Building para ajudar a melhorar a autoridade do seu site.
  • Medir os resultados de SEO com ferramentas como Google Analytics e Ahrefs.

Se seguir estas etapas, o seu site de ecommerce terá uma classificação melhor nos mecanismos de pesquisa e gerará mais clientes em potencial.


Autora: Carla Delgado

Licenciada em jornalismo e comunicação com mestrado em novos media. Sempre fui apaixonada pela escrita, por esse motivo escolhi jornalismo e fui jornalista durante 5 anos. O meu grande objetivo é ajudar pequenas e médias empresas e empreendedores no desenvolvimento de uma presença digital forte, através de uma abordagem interdisciplinar de estratégia de marketing de conteúdo e web design. Sou motivada por uma comunicação clara e objetiva e um design bonito, simples e funcional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.