As 8 Tendências de Web Design que deve descobrir em 2022

Neste artigo, analisamos as 8 principais tendências e inspirações de Web Design de 2022, que deve incorporar, de imediato, no seu site.

O Web Design nunca foi e nunca será estático. Todos os anos surgem novas ferramentas que moldam os elementos da web, nomeadamente, conteúdos, design visual, navegação entre outros. Neste artigo, analisamos as 8 principais tendências e inspirações de Web Design de 2022, que deve incorporar, de imediato, no seu site.

1. Página inicial: Estilo Cinema

A interactividade de imagens em 2D e 3D presentes no cinema são cada vez mais adotadas nas homepages dos sites. Os utilizadores mergulham rapidamente nas histórias em vídeo exibidas na tela. Nesse cenário, o designer pode utilizar o efeito de slow motion, vídeos de animação, imagens em grande escala, com a finalidade de tornar o site mais atractivo. Por sua vez, este tipo de recurso minimiza a quantidade de texto necessário na página inicial.

2. Velocidade no carregamento de conteúdos

A experiência do utilizador é um dos factores mais importantes para o sucesso de um site. Desta forma, é necessário estar atento a todas as questões técnicas, como a velocidade no carregamento da página. A velocidade é um elemento fundamental para o direccionamento de tráfego e conversões.
A navegação na maioria dos sites é lenta, uma vez que os designers integram diversos elementos gráficos de grandes dimensões. De forma a contornar esse problema, existem algumas técnicas que pode empregar, como por exemplo: estabelecer um limite de plug-ins, redução de imagens, entre outros. 

3. Conteúdo personalizado

O conteúdo personalizado fornece aos clientes mais confiança no seu negócio. Neste sentido, a criação de temas que se adequem ao interesse, comportamento e necessidades do consumidor é uma excelente decisão. Poderá ajuda-lo a obter resultados impressionantes e a melhorar o seu projecto. Esta peça-chave deve ser uma das suas principais áreas de foco ao elaborar sites em 2022.

4. Alternar Modo Claro e Escuro

Em 2022, uma tendência bastante valorizada para web design será a atenção ao conforto do utilizador e, para tal, serão eleitos os modos escuros e claros para os ecrãs. Neste sentido, a mudança de um modo para o outro não afectará a visibilidade. Por norma, os utilizadores preferem usar aplicações e sites que lhes dão esse controlo.

5. Elementos de design sobrepostos

Esta é uma tendência de web design imprescindível, mas que deve implementar com cuidado. O design moderno permite sobrepor diversos elementos de design. Esta técnica pode ajudá-lo a criar um site organizado e profissional com componentes mais facilmente rastreáveis. Mas deve ter atenção à legibilidade do site, se adotar este design.

6. Chatbots

Outra funcionalidade que deve adicionar aos seus planos de desenvolvimento web são as caixas de conversação, os chatbots de Inteligência Artificial, que interagem com os utilizadores da Internet como fossem agentes humanos.  As empresas de web design devem investir nesta tecnologia, visto que é uma das melhores formas de reduzir custos. Um único chatbot pode fazer o trabalho de várias pessoas.

7. Botões de grandes dimensões

Os botões de pequenas dimensões não são fáceis de usar, especialmente em pequenos ecrãs. O método mais fácil de melhorar a experiência do utilizador é produzir botões de grandes dimensões em todas as versões do seu site. Isso aumentará a navegação e a acessibilidade dos recursos.

8. Minimalismo moderno

O estilo de web design minimalista continua a ser um fenómeno popular na indústria. Uma das características deste tipo de layout é tornar a mensagem clara, sem distracções, e um design visualmente mais apelativo.

A maioria das pessoas tem a ideia que um design minimalista significa menos elementos e muitos espaços em branco. No entanto, em 2022 os designers vão começar a experimentar designs minimalistas coloridos, de modo a darem destaque às suas páginas de web. 

Actualmente, o cenário digital é vasto, mas existe uma grande saturação de sites. Deste modo, ser original e criativo são os segredos para se destacar da multidão. Siga estas estratégias, de forma a proporcionar uma excelente experiência aos seus utilizadores.


Mariana Gonçalves
Mariana Gonçalves

Autora: Mariana Gonçalves

Natural da ilha do Porto Santo rumou viagem até Coimbra e licenciou-se em Comunicação Social.
Comunicadora e curiosa por natureza. Fascinada pelo mundo das viagens, gastronomia, cinema e música.
Actualmente colaboro como freelancer e a minha missão é apoiar os clientes a realizar os seus objetivos profissionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.