Diferença entre Programmatic e Display Ads

Diferença entre Programmatic e Display Ads

O universo do marketing digital está repleto de terminologias, devido ao aparecimento de novas tecnologias. Por vezes, pode ser confuso acompanhar essa linguagem técnica, e, por esse motivo, neste artigo, vamos abordar dois conceitos que provavelmente já ouviu falar, nomeadamente o Programmatic e Display Ads.

O que significam estes dois termos, quais são as suas diferenças e porque razão deve usar esses tipos de anúncios online?


O que são Programmatic e Display Ads?

Os Programmatic Display Ads são conteúdos publicitários online que têm o objectivo de alcançar audiências específicas por meio de processos automatizados. Utilizam softwares tecnológicos para comprar e vender anúncios no espaço publicitário digital. Ao contrário dos métodos tradicionais, os algoritmos tornam a compra de anúncios e o processo de optimização mais eficientes, substituindo o posicionamento manual efectuado pelos recursos humanos. 

Display Advertising refere-se a anúncios digitais gráficos. Esses anúncios podem ser estáticos ou animados e são apresentados através de imagens, vídeo, texto e áudio em vários formatos, incluindo anúncios em banner, de forma a captar mais facilmente atenção do visitante.

Vantagens Programmatic Display Ads

  • Segmentação precisa

Quando se trata do mercado de anúncios, esta tecnologia facilita o uso de métodos avançados de segmentação nos seus anúncios com base em:

Demografia: informações como idade, sexo, renda, estado civil 

Interesses: preferências e interesses com base nas informações que os utilizadores fornecem e os sites que visitam

Localização: desde áreas amplas, como países e regiões, até lugares específicos, como bairros, endereços específicos e lojas individuais
 

  • Relatórios e optimização em tempo real

Com a eficácia do software de publicidade, os anunciantes conseguem obter relatórios em tempo real sobre o desempenho dos seus anúncios e por sua vez, utilizar essa informação para optimizar as campanhas. Consequentemente, também poderá economizar tempo e dinheiro, isto é, o retorno do investimento (ROI).

Vantagens dos Display Ads


Apelo visual

Os anúncios podem ser visualmente atractivos, de forma a captar a atenção dos utilizadores e a criar impressões positivas da sua marca. A liberdade criativa é ilimitada. 

Benefícios de segmentação

Display Advertising oferece uma ampla gama de opções de segmentação e programação para os profissionais de marketing. Essas opções só se tornaram mais poderosas com o surgimento da era da Internet. Os media tradicionais, como a televisão, rádio ou cartazes ao ar livre, só conseguiam atingir o público com base em critérios muito mais amplos. A publicidade gráfica, quando combinada com a personalização, ajuda os profissionais de marketing a segmentar facilmente características de público altamente específicas e, em seguida, medir a eficácia das suas campanhas com dados relevantes, nomeadamente os comportamentos dos utilizadores.

Grande alcance

O alcance dependerá em grande parte da rede de anúncios que irá utilizar. Por exemplo, uma das redes mais populares, a Rede de Display do Google, pode exibir os seus anúncios em mais de dois milhões de sites, aplicações e vídeos e alcançar mais de 90% dos utilizadores globais do mundo digital.

Em suma, a internet é um cenário cada vez mais propício para a publicidade de marcas. Por conseguinte, o posicionamento de anúncios é fundamental para obter mais visibilidade e, principalmente, captar visitantes em sites e em negócios de e-commerce.


Mariana Gonçalves
Mariana Gonçalves

Autora: Mariana Gonçalves

Natural da ilha do Porto Santo rumou viagem até Coimbra e licenciou-se em Comunicação Social.
Comunicadora e curiosa por natureza. Fascinada pelo mundo das viagens, gastronomia, cinema e música.
Actualmente colaboro como freelancer e a minha missão é apoiar os clientes a realizar os seus objetivos profissionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.