Quais são as melhores ferramentas para a produção de conteúdo?

Quais são as melhores ferramentas para a produção de conteúdo?

A presença online e a estratégia do marketing de conteúdo revelaram-se critérios fundamentais para todas as empresas, a fim de conquistarem novas oportunidades, fidelizarem os seus clientes, como também estarem mais preparadas para enfrentar as últimas transformações do paradigma digital. Neste contexto, o avanço tecnológico proporcionou o aparecimento de diversas ferramentas extremamente eficazes para a produção de conteúdos. Um conteúdo interessante e relevante é um dos factores que diferencia as principais marcas do mercado, uma vez que é capaz de gerar uma maior interacção com o público-alvo.
Descubra as 6 ferramentas imprescindíveis para a criação de conteúdo que vão impulsionar o seu negócio. 

  1. Google Trends

Informar-se sobre as tendências de consumo e do mercado é essencial para qualquer tipo de negócio e, particularmente, para quem trabalha na área do marketing digital. Surgiu então a ferramenta Google Trends, uma plataforma gratuita do próprio Google que compara, em tempo real, as principais tendências de pesquisa. Esta funcionalidade consegue monitorizar e analisar as palavras-chave mais pesquisadas em diferentes línguas, localizações geográficas e por categorias (desporto, artes, entretenimento, entre outras). 

  1. Answer The Public

Esta é uma ferramenta primordial, não só para SEO, mas também para criadores de conteúdo que não têm a certeza que tipo de vídeo ou texto vão elaborar. Apesar da versão gratuita ter um limite no número de pesquisas (duas por dia), a Answer The Public em conjunto com o Google Suggest apresenta-nos todas as perguntas que os internautas possam ter em relação a um determinado tema ou palavra-chave.  Ou seja, tem a habilidade de ilustrar as principais expressões de pesquisa utilizadas nos motores de busca.

  1. Canva 

Além de texto, as imagens ganham um destaque em artigos e vídeos. O Canva é uma das ferramentas de criação e edição de conteúdos gráficos mais fáceis de utilizar e uma alternativa mais simples em comparação ao Photoshop. A maioria dos templates são gratuitos e pode criar convites, cartões de visita, flyers, YouTube Thumbnail, Instagram Stories e Facebook covers.

  1. Vecteezy Editor

O Vecteezy possui uma biblioteca com inúmeros vectores online gratuitos, contribuídos por artistas de todo o mundo. Esta plataforma é semelhante ao Canvas e tem diferentes categorias, tais como ícones, padrões, vídeos, elementos, entre outros.

  1. Evernote

A organização das informações e objetivos a serem cumpridos é importante, de modo a formular a sua estratégia digital. Para tal, existe o Evernote. Além de armazenar todas as informações, em formato de notas e de cadernos, esta plataforma também possibilita a criação de uma lista de tarefas a desempenhar. Esta ferramenta é diferente das mencionadas anteriormente, uma vez que não está directamente ligada à produção de conteúdo. No entanto, se utilizá-la de forma eficaz, o processo de produtividade torna-se mais célere. 

  1. PiktoChart

Como o marketing digital exige algum trabalho de análise de dados, esta ferramenta pode facilmente auxiliar a converter os dados numéricos em gráficos visuais, de modo a tornar a informação mais interessante e mais intuitiva. Estão disponíveis cerca de 400 templates com gráficos, ícones, imagens e textos, prontos para serem utilizados e editados.


Mariana Gonçalves
Mariana Gonçalves

Autora: Mariana Gonçalves

Natural da ilha do Porto Santo rumou viagem até Coimbra e licenciou-se em Comunicação Social.
Comunicadora e curiosa por natureza. Fascinada pelo mundo das viagens, gastronomia, cinema e música.
Actualmente colaboro como freelancer e a minha missão é apoiar os clientes a realizar os seus objetivos profissionais.