A importância em apostar no marketing de conteúdo para o sucesso da sua loja online

Nos dias de hoje, um dos elementos mais importantes na criação ou na manutenção de uma loja online é, sem dúvida, o conteúdo.

Nos dias de hoje, um dos elementos mais importantes na criação ou na manutenção de uma loja online é, sem dúvida, o conteúdo. A publicação e a divulgação de textos, imagens, vídeos e infografias no meio online são detalhes essenciais para captar, de imediato, a atenção do público-alvo. A isto chama-se marketing de conteúdo, uma estratégia inserida no mundo do marketing digital que consiste em promover um conteúdo relevante, consistente e com um impacto positivo, no intuito de gerar mais tráfego e, por conseguinte, novos clientes para um negócio. A utilização das redes sociais, e-books, blogs são também ferramentas preciosas que aproximam os consumidores a uma determinada marca. Neste sentido, convidamo-lo a conhecer 4 motivos para apostar numa forte estratégia de marketing de conteúdos e tornar a sua empresa numa referência de relevo nacional online.

  1. Planifique uma estratégia empresarial online para aumentar a notabilidade da sua marca

O consumidor comum está mais predisposto em clicar nos primeiros resultados da página de um motor de busca ou adquirir produtos de uma marca que lhe seja familiar. Deste modo, é necessário criar um conteúdo atractivo, recorrendo a técnicas de copywriting, para aumentar progressivamente o tráfego, os cliques nos links do seu site, auxiliar na divulgação do seu negócio e, dessa forma, alcançar um número elevado de potenciais clientes.

  1. Formar uma relação de confiança com potenciais clientes

Credibilidade é um dos factores fundamentais para conquistar a confiança de novos clientes. Quanto mais conteúdo informativo for produzido e partilhado com a sua audiência e que demonstre um conhecimento e experiência de uma determinada área de mercado, mais rapidamente a sua marca se destaca da concorrência. É de realçar que o comércio electrónico não serve somente para a venda de produtos ou de serviços, mas também é um canal que deverá fornecer prontamente uma solução para resolver o problema e necessidades dos seus consumidores ou para satisfazer os seus pedidos.

  1. Promover o posicionamento nas pesquisas orgânicas

Ao fazer uma pesquisa online sobre alguma palavra-chave ou uma frase, o motor de busca do Google apresenta os resultados mais importantes e pertinentes para esses termos. Não basta ter um site vistoso, com excelentes fotografias, é preciso disponibilizar com frequência mais informações.

Não se sabe ao certo como são realizados os algoritmos dos mecanismos de pesquisa e, todos os dias, estão em constantes alterações, mas o Google tem a capacidade de reconhecer se o conteúdo do seu site é esclarecedor e fiável face às dúvidas existentes e isso proporciona que o seu site ganhe um lugar de destaque no posicionamento das pesquisas. Neste sentido, um componente-chave para a sua estratégia online passa também pela observação do comportamento, dos métodos de venda aplicados pela concorrência, de forma a se sobressair no mercado. Se facultar um conteúdo inovador, actualizado e com um teor mais interessante em relação ao seu opositor, terá mais probabilidade de se posicionar correctamente, isto é, nas primeiras posições do Google.

  1.  Gerar leads para o seu negócio

Gerar contactos qualificados é, sem dúvida, o factor principal em qualquer abordagem de marketing digital. O que é isso significa? Uma oportunidade de negócio que resulta em mais vendas. Assim sendo, invista em conteúdos premium exclusivos, como e-books, webinars, entre outras ferramentas, para atrair mais consumidores. 


Autor: Daniel Sousa

Licenciado em Gestão de Marketing no IPAM, Pós-Graduação em Marketing Digital e Mestrado em Direção Comercial e Marketing e com diversas formações no digital. Atualmente sou consultor na área do marketing e comunicação digital e formador / e-formador na áreas anteriormente referidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.