O Padrinho faz-te uma proposta irrecusável: vais tornar-te imbatível em vendas!

São muitas as lições que Don Vito e Don Michael Corleone podem fornecer ao teu negócio e multiplicar tuas vendas. Analisemos três dos ensinamentos dessas duas ricas personagens.

O Padrinho faz-te uma proposta irrecusável: vais tornar-te imbatível em vendas

O Padrinho, a trilogia de Francis Ford Copolla que em 2022 completa 50 anos, não é apenas um clássico da Sétima Arte. 

A obra contém expressões, ideias e dicas que, mesmo meio século após chegarem ao écran, continuam a influenciar não apenas atores, realizadores, estudantes ou adeptos de cinema, mas também executivos, empresários, além de gestores de marketing e vendas, em suas carreiras de sucesso. 

São muitas as lições que Don Vito e Don Michael Corleone podem fornecer ao teu negócio e multiplicar tuas vendas. Analisemos três dos ensinamentos dessas duas ricas personagens:

1 – “Nunca deixe que alguém fora da família saiba o que estás a pensar” 

Cá, “alguém fora da família” pode ser percebido como a tua concorrência. É importante saber o que teu concorrente faz e, preferencialmente, antecipar-te a ele e fazer algo duas vezes melhor, que vai satisfazer teu cliente quatro vezes. 

Ao mesmo tempo, deves deixá-lo a especular o que estás a fazer. É preciso que teu marketing manager tenha um “olhar clínico” profissional e experimentado para este serviço.

2 – “Negócios e amizade são como água e óleo”

É lógico que grandes amigos podem ser grandes parceiros de trabalho, sem que um laço interfira no outro. Entretanto, o mundo dos negócios requer frieza e foco e, especialmente no posto de marketing manager da empresa, deve ser colocado um expert sem ligação emocional com o decisor. 

3 – “Vou fazer-te uma proposta que não recusarás”

Esta frase é clássica e pode ser entendida como o produto ou serviço que ofereces ao teu cliente. Mesmo se o que ofereces for inferior à concorrência, cabe a ti torná-lo irresistível. Isso é possível por meio de uma comunicação sutil, simples, direta e infalível, quatro dos preceitos que fazem o sucesso durar décadas. 

Não é da noite para o dia que se conquista essa excelência e, em muitos casos, são tentadas várias fórmulas. Mas o que importa cá é teres a iniciativa para investir na profissionalização da comunicação da tua empresa. Esta é uma das primeiras decisões para chegares ao alto nível no mercado. 

Outra vez vou insistir: precisas que um profissional de marketing cuide disso para ti. Podes ser génio do marketing, mas deixas que outra pessoa o faça, pois assim dedicas-te a outra área da tua empresa, com mais intensidade, e ficas tranquilo quanto à eficácia da comunicação. 

É claro que, antes de qualquer passo a ser dado, tua assinatura precisa estar forte no trabalho do marketeer. Quando tu e ele estiverem em sintonia, vais perceber que teu produto e também o trabalho vai fluir com grande facilidade. E os resultados vão aparecer.   

#opadrinho50anos #marketingprofissional #imbativelemvendas #comunicacaoeficaz


Autor: Sérgio Augusto do Nascimento

Licenciado em Comunicação Social e pós-graduado em História e Cultura. É jornalista, gestor de marketing, copywriter e investigador. É pesquisador nas áreas de cinema, literatura, história, tecnologia e desporto.