Torna-te campeão de vendas em dois passos (ou golos)

"El pibe de oro" marcou toda uma geração de adeptos do desporto, da cultura pop, do marketing e também...das vendas.

Diego Armando Maradona foi um futebolista internacional único. Polémico, imprevisível e genial, fazia mágicas no relvado e golos inacreditáveis, como os dois contra a Inglaterra no Campeonato do Mundo de 1986.

“El pibe de oro” marcou toda uma geração de adeptos do desporto, da cultura pop, do marketing e também…das vendas. 

Mas como o internacional argentino pode ser um ícone para quem quer arrancar, duplicar, triplicar ou quadruplicar as vendas se ele muitas vezes estava envolvido em escândalos? Simples: ele tinha um “outro lado” que não tem preço: a capacidade de liderar, chamar para si a responsabilidade e assumir os riscos pelos resultados.

Chegaste até aqui certamente curioso por causa da figura emblemática de “Dieguito”, certo? Cá estão então dois passos, ou golos, de Maradona que podem, se bem aplicados, tornar-te um campeão de vendas:

1 – Lidera a tua equipa e ganha a confiança 

Quantas vezes já te perguntaste porque o teu negócio não avança? E quantas vezes chegaste à conclusão de que a fórmula para o sucesso está diante de ti, mas não a descobres?  

É certo que o dia a dia no mercado é stressante e, muitas vezes, encobre com um véu o teu raciocínio e a tua criatividade. Entretanto, sei que tens dentro de ti a capacidade de liderar a tua equipa e fazer dela extraordinária. 

No vídeo a seguir, está a cena de uma série sobre Maradona. Foi, é lógico, romanceada; mas foi também baseada em relatos do que aconteceu no dia anterior ao confronto entre argentinos e ingleses no Mundial de 1986. 

As imagens mostram o que terá sido o ambiente entre os argentinos, que estarão a arrumar as malas para voltar para casa antes mesmo do jogo começar. O medo já os dominava até o momento em que Maradona, o capitão da equipa, percebe a situação. 

Ele acorda todo o elenco no hotel, faz um discurso inflamado e diz que os argentinos vão chorar sim, mas porque vão ganhar o título e não porque vão perder. A equipa ganha confiança e faz uma espécie de pacto pela vitória. Pacto liderado pelo capitão. 

Depende então, de ti, e dos conhecimentos que tens de tua equipa, transformar o ambiente em que trabalham em um relvado e as virtudes de teus colaboradores em eficiência. Precisas de conhecer o potencial de cada um para deles extrair o principal: o talento para vender e obter resultados. O diálogo é fundamental. Líder que não comunica com a equipa, não marca golos decisivos.

2 – Chama a responsabilidade e assumes os riscos

Enquanto atuou como futebolista profissional, Maradona marcou 345 golos, 34 deles pela seleção argentina. Um deles é considerado por muitas pessoas como o “golo do século XX” em Campeonatos do Mundo. É aquele em que “Dieguito” passa por cinco jogadores ingleses e empurra a bola para dentro da baliza. As imagens do vídeo e a emoção do narrador já dizem tudo.

Essas imagens são reais e mostram um atleta determinado, focado e muito bem preparado física e psicologicamente. Qual o resultado? Golo de craque. Tens tudo para fazer o mesmo em tua empresa. Afinal, tiveste iniciativa para abrir o negócio, entrar no mercado, enfrentar a concorrência, vencer dificuldades. Em todas essas ocasiões chamaste para ti a responsabilidade.

Porque não dás mais um passo e faz disso uma meta em teu dia a dia? Acrescentes isso às tuas atividades como um desafio: chamas a responsabilidade e não vais arrepender-te. A tua equipa também vai selar contigo um pacto e unir-se ainda mais ao teu redor. 

#maradonagenial #liderarparavendermais #chamararesposabilidade #iniciativadecampeao #campeaodevendas

Autor: Sérgio Augusto do Nascimento

Licenciado em Comunicação Social e pós-graduado em História e Cultura. É jornalista, gestor de marketing, copywriter e investigador. É pesquisador nas áreas de cinema, literatura, história, tecnologia e desporto.