Descobre o marketing que seduz pelo paladar

Juro solenemente, neste momento, que trairei a modéstia, mas não a verdade: a gastronomia portuguesa é das melhores do planeta. E, mesmo sem o saberes, fazes marketing a este respeito. Não estás a perceber? E quando convidas um familiar ou amigo para o almoço de domingo, para aquela mesa com dezenas de iguarias que só nossas mães, avós e chefs experimentados conseguem produzir? Isto não vem a ser marketing?

Sim, mas sabias também que podes dominar o paladar, o olfato, a visão, o tato e até mesmo a audição de milhares de pessoas apenas com as palavras certas nos momentos cruciais? Isto é, novamente ele….nosso amigo e confidente: Mr. Marketing Digital.

A gastronomia portuguesa é famosa em todo o mundo por seus séculos de tradição. Não há quem resista a um bom prato com carnes, peixes, saladas, massas, azeites e um vinho ao lado, seja em dias de chuva, dentro de casa, ou no quintal, em meio a raios de sol. Os restaurantes portugueses são tradicionais em várias partes do mundo: do Brasil à França, dos Estados Unidos à Inglaterra.

Dos mais requintados aos mais caseiros e familiares, onde o azeite, o pão e o vinho são produzidos na cozinha mesmo, comer bem é sinônimo de felicidade e bem servir e manter os clientes satisfeitos é a realização dos que dedicam-se à restauração.

Imagem: Jordan Rushton Pexels

Já percebeste porque muitos casamentos são realizados, no país, no horário do almoço, justamente para aproveitar o momento e juntar os mais próximos em uma grande e bela mesa, para a celebração da união e do amor?

Mas voltemos ao princípio de nossa conversa, ao sabor de uma taça de vinho: a qualidade dos alimentos, a decoração, o atendimento, a variedade dos pratos e o atendimento são fundamentais para manter tua reputação entre os gourmets mais exigentes. E sabes que eles pagam caro para consumir sempre o melhor.

Agora pensas comigo: qual a mais valia de teres todas estas virtudes no teu bolso se apenas teus vizinhos sabem disso? É claro que cada empresa tem um perfil e cada empresário sabe o que é melhor para si, em termos de qualidade e quantidade.

E não há nada de errado em ter apenas dez clientes, mas que todos os dias almoçam e jantam no teu restaurante, quase no formato de um solene ritual religioso (lembras do juramento que fiz logo em minhas primeiras palavras?).

É até um acto de benevolência partilhares com dezenas, centenas ou milhares de pessoas todas as virtudes de teu restaurante. Imaginas então se fotos e vídeos dos pratos estiverem ao alcance de um click, no telemóvel de milhares de potenciais novos clientes, e em tempo real?

São muitas e simples as estratégias que podes usar para fazer com que teu negócio chegue a mais e mais pessoas e sem fazer esforço. Mas, para isso, precisas ter ao teu lado um expert em marketing digital e conhecedor dos segredos da gastronomia.

Ele vai dizer-te quando, onde e como fazer tua empresa de restauração humanizar-se e passar a fazer parte das vidas dos apreciadores da boa comida. Isso mesmo: humaniza teu restaurante, faz de tuas redes sociais uma cozinha aberta, usa a criatividade das receitas dos pratos para seduzir pessoas pelo paladar e, mais importante de tudo: investe em um profissional de marketing para tua empresa ter um sabor irresistível.


Autor: Sérgio Augusto do Nascimento

Licenciado em Comunicação Social e pós-graduado em História e Cultura. É jornalista, gestor de marketing, copywriter e investigador. É pesquisador nas áreas de cinema, literatura, história, tecnologia e desporto.