Num mercado cada vez mais competitivo, a criação de uma estratégia eficiente de marketing digital é um dos primeiros passos para qualquer empresa, independentemente da sua área de actuação, ter sucesso. Neste sentido, a capacidade de comunicar, através de palavras-chave específicas, é um factor essencial para alcançar mais consumidores. Para tal, as marcas têm de elaborar conteúdos apelativos que despertem a atenção dos seus clientes. É neste contexto que surge o conceito de copywriting, uma poderosa ferramenta utilizada para a produção de textos estratégicos com o objectivo de influenciar o cliente a tomar uma decisão, como por exemplo adquirir um produto ou serviço, assinar uma newsletter ou fazer download de um e-book. De uma forma geral, o copy necessita de “tocar” as pessoas, de impactar o público-alvo, mesmo que o tema não seja o mais interessante.
O copywriting é muitas vezes referido como a alma da comunicação. A utilização do copy nas marcas pode ser extremamente benéfica em diversas vertentes, nomeadamente:
- Gerar mais engagement;
- Aumento de vendas;
- Ligação mais próxima com os clientes.
Como gerar mais conversões?
As empresas devem apostar na fórmula AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Acção) que é considerado um dos métodos mais eficientes para direccionar os consumidores a realizar uma determinada acção. Observe, em seguida, os quatro passos para as marcas adoptarem esta fórmula de sucesso:
- Atenção: existem várias opções de produtos disponíveis à venda em todo o mundo, e, por esse motivo, a sua marca tem de se destacar da concorrência. Neste sentido, o copywriter necessita de captar a atenção de uma forma eficaz, com o recurso a vídeos, textos e imagens, a fim de conquistar novos clientes.
- Despertar o interesse: o primeiro contacto com o cliente é o pormenor mais importante em qualquer negócio. Posteriormente, é necessário preservar o interesse do consumidor com argumentos correctamente estruturados e frases persuasivas.
- Aguçar o desejo: Após ter despertado o interesse, é hora de colocar em prática outra estratégia: o estímulo de emoções e sensações nos consumidores para lhes aguçar o desejo de comprar os produtos da sua marca.
- Hora da acção: Esta é a última fase do processo, no qual deverá ter a capacidade de conduzir o cliente à compra do produto. Não se esqueça: se foi capaz de despertar a atenção, o interesse e o desejo do cliente, então é muito provável o consumidor a realizar a acção que pretende, adquirir um produto ou serviço.
Além da fórmula mágica, AIDA, existem várias dicas essenciais, no que diz respeito ao poder do discurso na captação de consumidores, tais como o uso de figuras de linguagem (metáforas ou analogias), a arte do storytelling, a continuidade do conteúdo e por fim a exclusividade dada ao cliente.
A maioria das empresas possui apenas um site institucional, constituído por páginas sobre os seus serviços ou produtos, mas são poucas as marcas que apresentam um bom modelo de negócio de vendas que desperta realmente a atenção dos seus consumidores.
Em síntese, a importância do copywriting no mundo digital refere-se na capacidade de uma marca relacionar-se com o seu público, fornecendo conteúdos diversificados e interessantes.
Autora: Mariana Gonçalves
Natural da ilha do Porto Santo rumou viagem até Coimbra e licenciou-se em Comunicação Social.
Comunicadora e curiosa por natureza. Fascinada pelo mundo das viagens, gastronomia, cinema e música.
Actualmente colaboro como freelancer e a minha missão é apoiar os clientes a realizar os seus objetivos profissionais.