Numa fase em que o e-commerce está a massificar-se no País, o ISEG Executive Education apresentou as nove tendências do comércio eletrónico em Portugal para este ano. A lista foi elaborada pelos docentes do programa executivo “eCommerce Management”, que representam alguns dos maiores players de e-Commerce em Portugal, como a Sonae, Dott, Fnac, CTT e Delta.
Nota: Artigo publicado na integra na Revista Marketeer. (Créditos no final do artigo)
Preocupação com a sustentabilidade – Os consumidores esperam que as empresas adotem práticas sustentáveis que se traduzem da oegada de carbono do e-commerce.
Lojas de restaurantes diretas ao consumidor – Surgirão lojas online de restaurantes através de webapps customizadas, eliminado a intermediação das aplicações de entrega.
Personalização, automação e retenção – As estratégias de retenção de clientes permitirão assegurar opções avançadas de interação com o cliente.
Voice search – Os assistentes de voz estão mais evoluídos e, quando integrados em platafor mas de e-Commerce, poderio reinventar toda a experiência de compra.
Social shopping – O social shopping consiste na possibilidade de as marcas venderem os seus produtos diretamente nas redes sociais.
O fim das third party cookies – Assumiam um papel importante nas estratégias de marketing, pela identificação de público-alvo, otimização e personalização dos conteúdos.
Mudanças no retalho – Será necessário adoptar uma estratégia omnicanal, disponibilizando os produtos nos canais online próprios e em vários mercados nacionais e internacionais.
Free, fast & flexible deliveries – O e-buyer exige cada vez mais uma maior rapidez e previsibilidade das entregas e melhores alternativas de locais de entrega.
Business intelligence – O business intelligence é um conjunto de métodos, processos, tecnologia e instrumentos, capazes de converter dados em informação que, cruzada com outras variáveis, prevê tendencias e soluções.
Fonte do artigo: publicado na Revista Marketeer e apresentado por ISEG Executive Education